Segundo o Wikipédia "Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco."
As charges são textos multimodais que trazem humor, ideologia, discurso, criticidade e pode ser um importante aliado no ensino e aprendizagem . Interpretá-las pode ajudar na construção de um pensamento crítico e ativo.
As charges escolhidas são voltadas para os temas que serão tratados no site e também abordam sobre a leitura e a interpretação.
Direitos das mulheres
Embora a Lei Maria da Penha esteja consolidada, a violência contra a mulher vem aumentando ano a ano assustadoramente. Para diminuir os casos , foi criada a :
Lei do feminicídio. ... A lei altera o Código Penal (art.121 do Decreto Lei nº 2.848/40), incluindo o feminicídio como uma modalidade de homicídio qualificado, entrando no rol dos crimes hediondos.
Entretanto, é preciso também que o tema seja abordado em diversos ambientes , principalmente nas escolas , para que desde criança , elas possam perceber que não se resolve problemas por meio de qualquer forma de violência.
Há também uma cultura instituída nos lares sobre esse tema como "briga entre marido e mulher ninguém mete a colher " que tornam a violência ainda mais rotineira .
A charge é uma excelente ferramenta para levar aos alunos essas reflexões:
Disponível em :
Disponível em :
A Leitura te dá asas
O Brasil ocupava o 36º lugar , o penúltimo em pesquisa realizada em 2017, segundo a Revista Veja (https://veja.abril.com.br/blog/impavido-colosso/em-ranking-da-educacao-com-36-paises-brasil-fica-em-penultimo/) quanto à qualidade de Educação.Isso é perfeitamente perceptível quando , na sala de aula, inúmeros alunos apresentam dificuldades em ler e escrever , já nas séries finais do Ensino Fundamental.
As Charges abaixo trazem essas reflexões , tanto sobre a prática da leitura , quanto sobre o pouco valor que a sociedade dá ao ensino das escolas.
Disponível em :
https://luizmuller.com/2016/04/23/viver-sem-ler-ou-se-informar-so-pela-grande-midia-e-perigoso/
Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10697
A Arte Libertadora ,Livre e Criativa
As diversas manifestações artísticas precisam ser melhor valorizadas pela população brasileira.Entender que a sensibilidade é requisito importante para essa valorização, é um dos papeis da escola.
As charges abaixo tentam trazer essas reflexões .
Disponível em :http://ensinandoartesvisuais.blogspot.com/2007/08/charge-e-arte_13.html
Disponível em :http://midauma.blogspot.com/2009/03/charge.html
Disponível em :https://maringapost.com.br/angelorigon/2018/09/05/charge-1040/